TRANSPARÊNCIA SESI

Dúvidas Frequentes (FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SESI ES. Se ainda assim precisar, você poderá fazer contato nas unidades mais próximas ou por e-mail.

1 - Como faço para matricular meu filho nas escolas no Sesi?

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A partir dos meses de setembro e outubro o Sesi divulgará no site https://www.sesies.com.br/
informações sobre o processo de matrícula para o ano subsequente.

2 - O que é Categoria Indústria?

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Em razão de o Sesi ser uma entidade criada e mantida pela indústria, por força do regulamento os trabalhadores (industriários) têm tratamento diferenciado, reunidos em um grupo denominado Categoria Indústria.

3 - O que é Categoria Comunidade?

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Os clientes que não são trabalhadores da indústria são atendidos na categoria denominada Comunidade.

5 - Há cursos gratuitos?

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Sim, o Sesi oferece cursos gratuitos para industriários e comunidade em suas Unidades Operacionais. Mais informações ligue: 0800 102-0880.

6 - Como é realizado a escolha dos itinerários formativos no novo ensino médio?

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Basta verificar a disponibilidade de cursos para as áreas de conhecimentos e de cursos técnicos das unidades Sesi através do edital de matrículas no site https://www.sesies.com.br/, pelo telefone 0800 102-0880 ou na unidade de interesse.

7 - Como registrar pedidos de informação para o Departamento Regional do SESI-ES?

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Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link:

http://transparencia.sesies.com.br/SAC/AbrirSolicitacao

Preencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva, seu pedido de informação, marcar a opção “Não sou um robô” e, em seguida, clicar no botão "Enviar".

Caso necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação.

Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico.

Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao Departamento Regional do SESI-ES:

  • Presencial - recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço:
    Sede Regional SESI - Avenida Nossa Senhora da Penha, 2053 - Santa Lúcia - Vitória - ES - CEP 29053-913.
  • Telefone - recebido pela equipe de call center do Departamento Regional SESI-ES - 0800 102 0880. O atendimento telefônico do Departamento Regional do SESI-ES funciona de segunda a sexta (exceto feriados) de 07h às 19h.
  • Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Regional do SESI-ES) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão da Sede do Regional SESI-ES, no seguinte endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, 2053 - Santa Lúcia - Vitória - ES - CEP 29053-913.

8 - Quais os prazos de resposta para os pedidos de informação?

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As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil.

As demandas de média complexidade, aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis.

As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis.

Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento.

9 - Como abrir Recurso?

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Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta.

Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo.

Para recorrer basta acessar o link: http://transparencia.sesies.com.br/SAC/AcompanharRecorrer, e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.

Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no botão "Enviar".

10 - Qual o prazo de resposta para o recurso?

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Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.

11 - O que fazer caso seu pedido de informação não receba resposta do SAC no prazo previsto?

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Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior.

Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo.

O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link: http://transparencia.sesies.com.br/SAC/AcompanharRecorrer, e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.

12 - Como falar sobre seus dados pessoais?

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Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Regional do SESI-ES, entre em contato pelos seguintes canais de acesso: Por e-mail [email protected].

13 - Como se candidatar a uma vaga de emprego no Departamento Regional do SESI?

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As vagas são divulgadas em nosso portal. Cadastre seu currículo pelo link https://educacaosesies.gupy.io/.

14 - Como conseguir informações sobre o Departamento Regional do SESI, no seu Estado?

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Basta acessar o portal do Departamento Regional do SESI no Estado desejado.

15 - Quais são os canais de atendimento do Departamento Regional do SESI-ES?

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Atendimento por formulário eletrônico - realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link http://transparencia.sesies.com.br/SAC/AbrirSolicitacao.

Presencial – realizado por um atendente na Sede Regional do SESI-ES localizada no seguinte endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, 2053 - Santa Lúcia - Vitória - ES - CEP 29053-913.

Telefone - realizado pela equipe de call center do Departamento Regional do SESI-ES 0800 102 0880. O atendimento telefônico do Departamento Regional do SESI-ES funciona de segunda a sexta (exceto feriados) de 07h às 19h.

Correspondência: via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Regional do SESI-ES) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão da Sede Regional do SESI-ES, no seguinte endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, 2053 - Santa Lúcia - Vitória - ES - CEP 29053-913.

Ouvidoria - Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no Departamento Regional do SESI-ES, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC.

A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link: http://transparencia.sesies.com.br/Ouvidoria.

Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do Departamento Regional do SESI-ES por meio de seus outros canais de acesso:

  • Telefone – Telefone de ligação gratuita 0800 591 61 44. O atendimento telefônico do Departamento Regional do SESI-ES funciona em horário comercial de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.
  • E-mail da Ouvidoria do Departamento Regional do SESI-ES - [email protected], ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.

16 - Como consultar os pedidos registrados?

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A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta disponível no link:

http://transparencia.sesies.com.br/SAC/AcompanharRecorrer

Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”.

Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso.

17 - O que fazer quando esquecer o número de protocolo?

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O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação.

Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link:

http://transparencia.sesies.com.br/SAC/AcompanharRecorrer,

e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial.